Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico

Histórico

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2023, 17h17 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2023, 08h33 | Acessos: 111

O curso de Graduação em Ciências Sociais foi criado no segundo semestre de 1987 por meio de resolução específica do Conselho de Ensino e Pesquisa (CONSEPE), e iniciou suas atividades em março de 1988 quando do ingresso da primeira turma. Em função da extinção do antigo curso de Licenciatura em Estudos Sociais em 1986 e, principalmente, dada a necessidade de formação de um profissional na área de ciências sociais dotado de capacidade crítica para refletir acerca da nova realidade regional amazônica gerada a partir dos grandes projetos desenvolvimentistas de integração nacional implementados no pós 1964, o corpo docente do Departamento de Ciências Sociais empenhou-se desde 1983 na formulação de uma proposta de curso de Bacharelado em Ciências Sociais.

O curso, em linhas gerais, seria destinado a formar profissionais enredados na multidisciplinaridade própria das ciências sociais e habilitados a ocupar postos de trabalho tanto no setor público quanto no setor privado, investidos da competência profissional e do pensamento crítico, desenvolvidos no âmbito da tradição intelectual brasileira. Embora a justificativa para a criação de um curso de Ciências Sociais na UFAM estivesse ancorada na necessidade de prover a sociedade local de profissionais devidamente legitimados e capacitados para interpretar e diagnosticar a realidade regional amazônica configurada no pós-1964, não se deve negligenciar o processo de retomada que já vinha ocorrendo em outras universidades do país em relação aos cursos de ciências sociais. O contexto político vivenciado nos anos 1980 de retomada da democracia no plano político, em muito favoreceu uma retomada da perspectiva própria das ciências sociais.

Em 1992, por meio da resolução do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFAM, o currículo pleno do curso de Ciências Sociais foi reformulado, apontando para a possibilidade de o discente realizar uma Complementação de Habilitação em Licenciatura. As três áreas centrais das Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia) continuaram a constituir o eixo de formação do curso, a despeito de certo desequilíbrio, naquele momento, ocasionado pela maior presença no Departamento de Ciências Sociais de professores atrelados à área de Sociologia e menos na área de Antropologia, além de poucos na área de Ciência Política. Contudo, a Complementação de Habilitação foi extinta em 2010, de acordo com as orientações do Conselho Nacional de Educação.

Em função do processo de expansão das universidades públicas iniciado em 2003, foi criado em 2006 o Departamento de Antropologia (DAN), vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), atual Instituto de Filosofia Ciências Humanas e Sociais (IFCHS). E, consecutivamente, foi também criado um Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Tais novidades tiveram um impacto positivo no curso de Ciências Sociais à medida em que a área de Antropologia, um dos eixos constitutivos para a formação do Cientista Social, ganhou maior fôlego e robustez. De imediato, por exemplo, o número de projetos de iniciação científica da área de Antropologia cresceu de maneira vertiginosa, beneficiando diretamente a formação dos discentes do curso.

Em 2007, por sua vez, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). Vale salientar que, em um primeiro momento, o curso de Ciências Sociais foi diretamente beneficiado quando da criação de ambos os programas de Pós-graduação, não só em função da melhor qualificação do conjunto de docentes dos Departamentos de Ciências Sociais e Antropologia, mas também em função de um desdobramento possível na formação dos discentes após o bacharelado, alargando os horizontes de especialização e de conquistas de postos de trabalho.

É importante destacar que muitos docentes do departamento de Ciências Sociais também compõem o quatro de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia (PPGSCA), criado em 1998 e credenciado na CAPES em 2002. O PPGSCA assume uma perspectiva interdisciplinar assentada na área de concentração em processos socioculturais na Amazônia, o que sugere um diálogo científico com várias áreas do conhecimento, no âmbito da pesquisa e da formação de pessoas.

Além do envolvimento com programas de pós-graduação, o curso de Ciências Sociais renovou seus esforços de formação de profissionais qualificados com a criação do curso de Licenciatura. Em 2023, em consonância com as demandas do corpo discente do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais e da demanda da sociedade amazonense, foi criado o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, com o ingresso da primeira turma no primeiro semestre de 2024.